Facilite seu trajeto sob trilhos feito por estudantes para todos!

O projeto tem como objetivo a criação de uma plataforma rápida para o Metrô de São Paulo. Essa plataforma é simples e objetiva, o usuário não vai ter problemas para localizar o que precisa no momento. A plataforma só vai oferecer o que é importante para o usuário na hora da “correria” do dia a dia.

Solução: estudo de caso de UX/UI para o TCC do curso de Design na Universidade São Judas Tadeu, com orientação dos Professores, Eduardo Dias Ribeiro e Miguel Farias e Vasconcellos Filho.

Ferramentas utilizadas: Figma e Adobe CC.

Ano de criação: 2020

TEMA DO PROJETO E PROBLEMÁTICA

A problemática que trabalhei é a comunicação do metrô de São Paulo. Após todas as pesquisas, identifiquei que os usuários são muitos e os suportes dados para a comunicação com eles são poucos, além de que os sites e aplicativos já existentes não são de agrado dos usuários, são pouco intuitivos.

Metodologia

Identificar os possíveis problemas de comunicação e de mobilidade de pessoas que utilizam o metrô de São Paulo e compor um aplicativo que possa evitar transtornos cotidianos.

Cronograma

Público alvo

O aplicativo tem como público-alvo pessoas de 17 a 38 anos, que são as que mais acessam aplicativos e que mais poderiam suprir suas necessidades com o app.

Netnografia

1. O primeiro levantamento de dados que fiz foi sobre as estatísticas dos usuários do metrô de São Paulo. Segundo o site oficial, cerca de 7,8 milhões de pessoas utilizam o metrô diariamente, e em fevereiro de 2020, aproximadamente 65.476 pessoas usaram o serviço.
2. Também encontrei dados no aplicativo Moovit, que indicam que o tempo médio de deslocamento dos usuários do metrô é de 62 minutos, com uma espera média de 16 minutos. Uma pesquisa feita pelo Moovit em 2019 revelou que muitos usuários utilizariam mais o transporte público se o tempo de espera fosse reduzido.
3. Pesquisei ainda a comunicação oficial do metrô de São Paulo. O metrô informa os usuários sobre ocorrências pontuais por meio de mensagens sonoras nas estações e trens, enquanto ocorrências mais sérias são divulgadas no site, no aplicativo oficial e nas redes sociais.
4. Por fim, analisei os dois aplicativos oficiais do metrô: o Metrô Conecta Oficial, focado em denúncias, e o Metrô de São Paulo Oficial, que comunica os acontecimentos. Avaliei os comentários de usuários na Google Play para entender o feedback sobre essas plataformas.

Alguns comentários negativos localizados:

Pesquisas

Desenvolvi três pesquisas online utilizando o Google Forms, com o objetivo de obter diferentes respostas e opiniões.

1° Pesquisa

A primeira pesquisa foi sobre as plataformas de comunicação do metrô de São Paulo, e recebi um total de 33 respostas.

O que você melhoraria na comunicação do Metrô com seus usuários?

Respostas:

  1. Melhoraria a comunicação em si, referente a horários.
  2. A comunicação sobre possíveis atrasos.
  3. Não há agilidade na entrega das informações, e nem transparência. Diversas vezes há filas gigantescas nas estações da linha azul, e nem se sabe o porquê. Seria bom saber o motivo, bem como rotas alternativas.
  4. Desenvolvimento de aplicativo.
  5. Mais opções de plataformas e divulgação delas.
  6. Um aplicativo melhor
  7. Atualização mais rápida quando há problema na linha
  8. informações sobre o motivo da lentidão e atrasos vindas diretamente do metrô, e não por boatos na plataforma ou nas redes sociais.
  9. Já é o suficiente!!

2° Pesquisa

A segunda pesquisa teve como objetivo descrever melhor o público alvo, obtendo um total de 100 respostas.

3° Pesquisa

A terceira pesquisa, realizada no Google Forms, teve como objetivo explorar os insights obtidos para ser acertivo nas escolhas de cada uma das funções do app, e contou com 160 respostas.

A conclusão que tive é que as pessoas usam muito os aplicativos de celular, porém o Metrô não fornece uma boa plataforma para seus usuários, sendo assim, a criação do aplicativo é muito oportuna. Consegui também identificar quais temas seriam mais interessantes para trabalhar dentro da plataforma. Tínha oito temas em mente, porém, resolvi usar sete deles, descartando a opção da aba de notícias jornalísticas sobre o transporte público de SP, por ter uma porcentagem de aceitação mais baixa do que as outras perguntas do formulário e para otimizar o funcionamento da plataforma.

Conceituação

Fiz a criação de um mapa mental para ordenar os dados e as informações. Com ele consegui vizualizar conexões entre ideias e conceitos e ideias do projeto.

Jornada do usuário

A partir do mapa mental, desenvolvi um fluxograma para entender qual o trajeto ideal do usuário dentro do aplicativo.

Wireframe de baixa fidelidade

Criei um esboço das principais telas do app e como deveria ficar a disposição das informações.

Marca

Prototipação

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Aprendizado

Pude aplicar todo o aprendizado e as metodologias que obtive durante meu período na universidade na prática. No início, foi extremamente complexo, pois não consegui identificar rapidamente o que desenvolver como projeto de conclusão. Foi apenas após discussões com alguns colegas que surgiu essa oportunidade, o que mais me interessou em todo o processo foi o desenvolvimento do layout, mesmo com diversas referências, foi um intenso desafio criar um layout com uma boa identidade que correspondesse a todas as pesquisas.

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